Quaisquer metas e objetivos podem se beneficiar de uma estratégia de progressão, um plano de jogo. Tanto Startups quanto empresas mais consolidadas que se descobrem estagnadas na conquista de novos clientes podem fazer o uso de estratégias de marketing que apresentam novas vias de captura de clientes e oportunidades de negócio.

Toda empresa necessita de uma ou várias outras empresas que à prestem serviços para que os serviços prestados por ela possa alcançar seu público alvo. Com isso é possível fazermos a inferência de que pode ser extremamente vantajoso “associar-se” às empresas com as quais se encontra em negócio diariamente.

Business To Business

Para fins de elucidação, imagine uma empresa que implementa sistemas de E-Commerce para outras empresas; uma destas empresas vende seus próprios produtos esportivos através deste E-Commerce para consumidores finais. Sem estas empresas que contratam a implementação de um E-Commerce, a empresa que desenvolve sistemas não teria como sobreviver. Consequentemente para que ela cresça como empresa, é mister que mais consumidores passem a comprar produtos esportivos, pois quão maior for a procura por um canal de comercialização entre cliente e loja de artigos esportivos, maior será a demanda pelos serviços da empresa de sistemas.

Se artificialmente a empresa de sistemas conseguir ampliar a procura por produtos esportivos, ela logicamente estará aumentando seu próprio negócio, e esse cenário pode ser projetado à todas as relações comerciais entre empresas, que atingem um maior grau de plenitude quando dão causa também à plenitude das outras empresas com as quais estão envolvidas.

Este processo gera ainda mais ganho quando negócios mantém um canal de comunicação aberto entre elas, permitindo também a comunicação de seus colaboradores com os colaboradores das outras empresas, e das empresas mesmas com seu público consumidor; criando um ambiente fluído através desta dialética. Até mesmo as redes sociais podem servir como canais de comunicação, e esse contato entre os indivíduos que compõem esse vínculo é chamado de comunicação Business to Business.

Invariavelmente, estratégias de marketing como esta, ajudam a satisfazer as necessidades e demandas das organizações, neste caso primeiramente pela geração da procura pelos consumidores finais que se convertem em ganho aos envolvidos. Sendo excelentes instrumentos na expansão dos negócios e na obtenção de novos clientes.

Marcos Mello

Marcos Mello

Editor

Escrito por Marcos Mello