Dada a complexidade do mundo dos negócios na era atual, com o mau planejamento das estruturas de negócios, associada a concorrência brutal entre os grupos de servidores e fornecedores, conjugada a dificílima tarefa de aquisição de clientes e exportação da marca e do produto, pode ser considerado um feito impressionante a obtenção de sucesso por novos empreendedores nesse universo negocial.

Abaixo, listamos 5 dos mais recorrentes desafios para gestores de negócios, e subsequente sugestões para contornar essas paredes.

Incerteza acerca do futuro: A habilidade de seguir tendências de mercado, clientes, entre outros, é vital no plano negocial. Abraçar um consultor e sistemas de planejamento de recursos, que auxiliem a prever e estabelecer um ambiente de trabalho mais certo e seguro, farão a diferença entre o sucesso e a ruína da sua empresa.

Planejamento financeiro: Muitos empresários, apesar de serem capazes em enxergar o todo da operação, não são muito adeptos a funções executivas práticas. Tarefas que envolvem fluxo de caixa, margem de lucro, redução de custos, faturamento, etc, podem gerar verdadeiro constrangimento. Micro e pequenas empresas podem não ter real necessidade de abordar um consultor financeiro, mas podem certamente se beneficiar através do uso de plataformas virtuais que facilitem a execução da tarefa de gestão financeira.

Monitoramento de performance e produtividade: Para saber se o curso de ação escolhido trará êxito a sua empresa, é válido fazer o uso de certos indicadores chaves de performance. Artifícios que possibilitem a fácil geração de relatórios e o monitoramento de indicadores como satisfação de clientes e colaboradores, qualidade de processo interno e índices de desempenho financeiro serão determinantes para que o empreendedor tome as decisões corretas e se mantenha no curso certo.

Tecnologia: Na era da tecnologia, a realidade é que ou as empresas se inovam para adequar-se aos novos padrões de mercado, ou são deixadas para trás e caem no esquecimento. Negócios que fazem o uso desse avanço tecnológico – de aplicativos mobile, hospedagem na nuvem, e outros acessórios atuais – em sua gestão, estarão sempre entre os mais atualizados e conceituados.

Atendimento ao cliente: O modelo ultrapassado de atendimento ao cliente posto em prática pode arruinar o relacionamento da empresa com seus clientes atuais e potenciais, em sentido de que cada contrato já fechado se torna porta de entrada para outros através de recomendações e parcerias. Um modelo atual, que faça com que o suporte de cliente não se torne uma barreira, assentando um fluxo simples de contato e troca de informações na resolução do problema pode ser o diferencial entre vitória e derrota.

Isso é certamente subjetivo ao esquema do negócio, seus colaboradores e suas próprias singularidades, mas estes são alguns dos que mais frequentemente aparecem. E pra vocês, quais foram os mais penosos desafios do empreendedorismo?

Marcos Mello

Marcos Mello

Editor

Escrito por Marcos Mello.