Todas os agrupamentos sociais, sejam comerciais, culturais ou políticos estão envolvidos de alguma forma com a arte de gerir e administrar, justamente por que é esse ato de administrar que auxilia e impulsiona as várias propulsões de indivíduos na realização de suas tarefas definidas. Trata-se de algo que direciona esforços individuais ou coletivos para que se alcance o sucesso da forma mais eficaz e eficiente nas áreas pretendidas. Através da organização de um ambiente sintético por parte dos agentes – com regras, metas, funções, divisão social de trabalho, etc – como agentes ativos, implicam no regramento e determinação próprios como servidores em prol de um objetivo comum. Artifício vital no mundo das relações e dos negócios, seguem 6 razões que justificam a importância da gestão como prática organizada.

Permite a realização dos ideais do grupo: Rearranjando os modos de produção, organizando e integrando os recursos da maneira mais efetiva, aponta os esforços do grupo ao alcance do objetivo pré-determinado. Com objetivos pré-definidos, depreende-se maior lucro com menor trabalho realizado, diminuindo o desperdício de recursos.

Optimização na utilização de recursos: A boa gestão faz com que sejam utilizados os recursos da maneira mais produtiva. Providencia o melhor uso dos recursos, com a segurança de que não haverá desperdício de recursos escassos.

Redução de gastos: Com pleno planejamento, atinge-se o melhor resultado através de um mínimo de esforço do indivíduo. A organização associa as forças humanas da maneira mais conveniente, que resulta na diminuição de gastos.

Estabelece um funcionamento bom e saudável da missão: Sem conflito gerado pela sobreposição de múltiplas atividades isoladas para um objetivo, se obtém coordenação e tranquilidade no exercício das funções.

Estabelece equilíbrio independente da flutuação do ambiente: Por meio da organização bem arranjada de um agrupamento, é possível garantir a preservação até mesmo em momentos de radicais mudanças no ambiente externo ao grupo. Com a mudança externa, logo vê-se a necessidade de correspondência entre os ambientes;  A grupo se adapta às mudanças do mercado e da sociedade.

Essencial para a prosperidade da comunidade: Gestão eficiente implica em uma melhor economia de produção, gerando melhorias no bem-estar do indivíduo. Faz uma tarefa difícil se realizar de forma mais fácil e simples, trazendo um incremento no padrão de vida dos membros.

Marcos Mello

Marcos Mello

Editor

Escrito por Marcos Mello.