O que é CRM, e qual a sua utilidade?

A enorme gama de empresas e fornecedores de produtos, gerou uma grande saturação nas funções de manutenção e obtenção de clientes. Cada vez mais, a atenção ao cliente tem tomado o espaço e a importância da atenção que antes era unicamente designada ao produto. Portanto, um negócio que agrega uma ferramenta de gestão de relacionamento com seus clientes, têm seu esforço reconhecido com um maior número de clientes satisfeitos, e o subsequente aumento do lucro e da produtividade;  ao mesmo tempo que se gasta menos tempo e dinheiro para atender seus clientes da forma mais apropriada.

CRM, ou Customer Relationship Management, é um conceito de força de vendas desenvolvido para atender essa nova tendência de ênfase no cliente que tornou-se a regra nas últimas décadas, afinal, as atividades empresariais geram sempre em torno da idéia de construção e manutenção de clientes.

A estratégia de CRM, trabalha à solidificar as relações com os clientes por via de uma base de informações centralizada e organizada com o intuito de apresentar uma visão atomística do ângulo do cliente em tempo real. É irrelevante se essa ferramenta é voltada para grandes ou pequenas empresas, visto que todas elas dependem de clientes e da satisfação destes, e o CRM busca a efetivar justamente isto.

A aplicabilidade prática de um CRM, facilita o processo de captura e fechamento de uma oportunidade de negócio – também conhecidas como leads -, com fluxos e roteiros de contato entre clientes e vendedores, servindo-se ainda de artifícios estatísticos, agrupa as oportunidades em função da probabilidade de sucesso e do nível que se encontram no macro processo de vendas.

Com um relacionamento saudável, fica fácil para uma empresa evidenciar as necessidades de seus clientes, e saber qual a abordagem mais indicada para servi-los da melhor forma possível.

 

Marcos Mello

Marcos Mello

Editor

Escrito por Marcos Mello